Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

UBAJARA


Atividades & Ecoturismo.

Cachoeira do Frade

Belezas naturais.
A chapada de Ibiapaba tem relevos com precipícios, com grutas e cavernas e rochas calcárias cercados por muito verde. A flora se divide em duas formações predominantes: uma é semelhante à Floresta Tropical Amazônica, com espécies como o cedro, o babaçu e o pau-d’arco-amarelo; na outra, a caatinga, estão presentes o jatobá, o angico e o marmeleiro. É incrível: uma mistura de várias vegetações. Só em Ubajara isso é possível.
A atração principal do Parque Nacional de Ubajara é a gruta de Ubajara, localizada em meio à encosta, a 535 metros de altura. À direita de sua entrada principal está a Pedra do Sino, que produz um som semelhante ao deste objeto quando tocada com força. A gruta possui várias salas de formatos pitorescos, como a da Rosa, do Cavalo e dos Retratos.
Além da Gruta de Ubajara, o Parque conta com outras grutas como a Gruta do Morcego Branco, a Gruta de Cima, a Gruta do Urso Fóssil e a Gruta do Pendurado, que estão atualmente fechadas para visitação.
Cachoeira do Boi Morto

Há também várias opções de trilhas, de onde se tem uma visão espetacular do relevo da região. Para quem busca águas frescas, há as cachoeiras do Cafundó, Gavião e Murimbeca, com quedas de mais de 70 metros de altura.

Flora
Predomina a caatinga hipoxerófila nas encostas, com espécies típicas do Cerrado, com espécies como sabiá, angico, jurema-preta e jurema-branca e respectivamente, joazeiro, marmeleiro, jatobás e paus-terra. Já nas encostas, mais úmidas, é possível encontrar sabiá, barriguda, pitiá, ingazeira, etc.

Gruta de Ubajara
O acesso à gruta é por teleférico, de onde há uma vista panorâmica deslumbrante. O parque tem cachoeiras e trilhas na mata. As visitas são monitoradas pelo Ibama, órgão nacional de preservação do meio ambiente. Na serra de Ibiapaba destaca-se, ainda, o Morro do Céu, com 820 metros de altura, e a Pedra de Itagurussu, nascente da cascata de Pirangi. 
A gruta de Ubajara possui galerias e salas com formações de estatites e estalagmites, como a Pedra do Sino e a Sala das Sete Maravilhas. É possível chegar até ela de teleférico (uma hora) ou a pé (três horas de trilha). O Parque abre de terça a domingo das 9h às 14:30h e os ingressos custam 2 R$ mais teleférico 4 R$ ida e volta ou 2 só a volta. O teleférico funciona até as 16h. Para quem quer fugir do calor, nada como o friozinho da serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário