Total de visualizações de página

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Guaramiranga

Serra de Guaramiranga


Muito apropriadamente, Guaramiranga é denominada a "Cidade das Flores". Há quem a chame de "Suíça Brasileira", quando não a "Cidade Jardim". O fato é que ela é uma cidade que atrai. Mais que isso, enfeitiça. Seu nome é de origem tupi, que significa "Pássaro Vermelho". Guaramiranga está acima de Baturité, no meio do Maciço, com altitude de 865m. Sua temperatura varia da máxima de 25ºC e da mínima de 18ºC, e é esse clima o principal causador de todo esse espetáculos de flores que acabam brotando na cidade. É o que se pode denominar de uma cidadezinha, que teima por não crescer muito para ficar sempre bonitinha. É uma cidade aconchegante, gostosa de se passar e fácil de se locomover. Numa só caminhada você pode conhecer toda a cidade em si. Sua área corresponde a 107,60 quilômetro quadrados, limitando-se ao norte com Pacoti, ao sul com Mulungu, à leste com Baturité e à oeste com Caridade. Está a 123 km de Fortaleza, com acesso pelas rodovias CE-060, CE-356 e CE-065. Rodeada da natureza, Guaramiranga encanta quem por ela passa. Seu povo é acolhedor e gosta de recepcionar quem a visita. A sua população é de cerca de 5,5 mil habitantes. Sua criação data do dia 01 de setembro de 1890, com instalação em 17 de outubro do mesmo ano, sendo ela um desmembramento de Baturité.
Assim, como Guaramiranga se mostra, não há quem resista. Desse modo, é uma cidade preparada para o turismo, com uma infra-estrutura toda voltada para agradar quem a visita. São hotéis de várias modalidades e classificações, pousadas, spas e restaurantes temáticos. A cidade vem crescendo de forma intensa, apostando nessa economia que dá certo. O Ecoturismo, então, já tem seus guias treinados para nos levar à aventuras e trilhas, nos ensinando a preservar a natureza.
 

A serra de Guaramiranga é uma atração natural. De sua rua principal, partem algumas mais - não muitas - como pequenas variantes. Mais a frente estaremos em direção ao famoso "Pico Alto", ponto culminante do Maciço de Baturité, com 1115m de altitude. Dali, podemos ter uma visão espetacular do sertão lá em baixo, em meio ao verde da vegetação das serras, também podemos ver uma parte do rio Pacoti, que nasce em Guaramiranga mesmo, a 6km da sede. É emocionante e imperdível. Você pode ir até lá pelas trilhas ecológicas ou, ainda, existe um acesso por estrada asfaltada. Não podemos, é claro, esquecer que as flores que alegram e embeleza a cidade não deixam de ser uma atrativo natural. O acesso Guaramiranga-Pernambuquinho dá a uma sucessão de sítios e árvores gigantescas. Uma viagem que vale a pena. Existe o Parque Ecológico de Guaramiranga, uma área de proteção ambiental, assim conciderada oficialmente pelo Dec. de 30 de fevereiro de 1979.  Sem contar com as Cachoeiras de São Paulo e do Urubu. Outros atrativos são a Linha da Serra e o Parque das Trilhas. 

Guaramiranga tem grande destaque no seu artesanato de trançados, taboca, cipó, vime e arranjos florais, o que não podia faltas na "Cidade das Flores". Conta com grupos de teatro, danças folclóricas e a Banda Municipal de Música. Tem como destaque uma casa de espetáculos, o Teatro Raquel de Queiroz. Outros atrativos culturais importantes são as Igrejas de Nossa Senhora de Loudes e Nossa Senhora da Conceição e o Convento dos Capuchinos, que já foi um seminário e hoje é uma agradável pousada, tão boa que até parece que foi construída para receber visitantes. Enfim, só indo até lá para saber realmente o que é "Guará".



Nenhum comentário:

Postar um comentário