Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Reveillon 2011 em Fortaleza.



Reveillon 2011 em Fortaleza  vai ser uma grande festa de alegria e confraternização. A capital cearense é uma das cidades mais bonitas do litoral brasileiro e um dos destinos mais procurados do nordeste.
O Reveillon Marina Park (o mais tradicional de Fortaleza) já está com a programação fechada para o Celebration – Réveillon das Estrelas 2011: Chiclete com Banana e Netinho vão animar a virada e os ingressos estão à venda por R$ 800 para o setor Show Bizz e Flash. 
Já o Réveillon de Fortaleza, no Aterro da Praia de Iracema, vai ter shows da Orquestra Sanfônica com a cantora Amelinha, Caetano Veloso, Biquíni Cavadão, a sambista Mart´nália e a bateria da Escola de Samba Vila Isabel.
Ao passar a virada de ano em Fortaleza você vai ter oportunidade de conhecer um pouco do que a cidade tem a oferecer. As atrações de Fortaleza ficam não apenas nas belas praias da cidade (Futuro, Iracema, Meireles, Cucuripe – todas com excelente estrutura de bares, restaurantes, hotéis e pousadas), mas também nos prédio históricos que são um passeio imperdível.
Não deixe de reservar um tempo para conhecer a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção (no centro da cidade), a Ponte dos Ingleses (na Praia de Iracema), o Theatro José de Alencar (também no centro), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (na Iracema), a Catedral Metropolitana e o Museu de Arte e Cultura Populares (ambos no centro de Fortaleza).
Ao sul, a apenas 33km de Fortaleza, está uma das atrações mais procuradas do estado: o Beach Park, em Aquiraz. Ainda no sul do estado (149km da capital) fica a famosa praia de Canoa Quebrada. Ao norte a pedida é conhecer Jericoacoara (são 305km de Fortaleza, mas a beleza de Jeri compensa a viagem).
Fortaleza é um encanto e o Ceará é um pedaço do paraíso. Aproveite a passagem de ano na região e você não vai mais querer ir embora.
carnaval



A rede hoteleira do Ceará comemora a intensa movimentação de turistas na cidade nos próximos 40 dias. O sol colabora, a animação é intensa e os visitantes encontram uma variedade de atrações para todos os gostos.

Quem fica na cidade não dispensa o dia na praia ao sabor do caranguejo e da cerveja gelada para abrandar o calor. Barracas de praia recebem os visitantes em clima de hospitalidade. Na Praia do Futuro, o turista encontra a melhor estrutura de praia do Nordeste. Há diversão para crianças e adultos.

A tarde chega e a animação muda de lugar. Uma sugestão é contemplar o pôr do sol na Ponte dos Ingleses ou na passarela da Praia de Iracema, construída recentemente e com bela visão da cidade no ascender das luzes. A feira de artesanato da Avenida Beira-Mar, apesar de tumultuada, continua sendo uma atração para compras e passeios.

Quando a noite chega, o turista se renova e encontra ânimo para as atrações noturnas. A semana começa com a segunda-feira no Pirata Bar e continua animada em outras casas, que apresentam shows de humor e de grupos folclóricos.

A gastronomia é variada e saborosa, com pratos da cozinha regional, nacional e internacional. Entre as ofertas regionais está a tapioca e a carne-de-sol. A tapioca ganha novos sabores com uma variedade de recheios.

Para conhecer a cidade, as atrações são Catedral Metropolitana, Praça dos Mártires, Centro de Turismo, Praça do Ferreira e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Compras

Quem procura o artesanato cearense encontra uma variedade de produtos no Mercado Central, na Central de Artesanato do Ceará (Ceart) e no Centro de Turismo. São peças feitas em couro, madeira, cerâmica, palha e tecido. Arte e criatividade se manifestam nas mãos das mulheres rendeiras e dos artesãos que adornam garrafas com areias coloridas.

No Mercado Central estão 259 lojas, em cinco pisos (com o estacionamento) e mais 70 quiosques onde o turista "viaja" pela arte que o Ceará produz. O acesso às lojas é por escadas, elevadores ou passarelas, que oferecem uma visão geral do mercado. São comercializados artigos de cama, mesa e banho, moda praia, artesanato, redes, confecções e outros. A renda é o produto mais tradicional e se apresenta de diversas formas.

O Centro de Turismo, antiga cadeia pública, passou por reforma este ano e está mais atraente aos visitantes. Os produtos são os mesmos do Mercado Central, comercializados em três alas (Norte, Central e Sul) e mais a Galeria João Moreira.


Fortaleza em clima de Ano Novo!

30tu0100


Tudo parece mágico nesta cidade de sol e mar, que está em clima de férias e de virada do ano. Os turistas estão chegando para o grande dia. Hoje, a cidade vira uma festa, com atrações em clubes sociais, restaurantes, hotéis e na Praia de Iracema, bairro bucólico e carismático que espera milhares de pessoas numa festa popular de música, luzes e cores. A natureza é pródiga, e no Ceará o sol brilha quase o ano todo. A capital, Fortaleza, recebe os turistas para um convívio perfeito com os principais elementos da natureza - sol e mar. A cidade contorna o mar da Barra do Ceará à Praia do Futuro, num percurso que sugere muitas atrações. Hoje, Fortaleza vive um dia especial, com um réveillon que se multiplica nas cores da esperança, na alegria do povo e nos símbolos do amor. A animação não tem limites e se propaga em duas grandes festas, uma pública, no aterro da Praia de Iracema, e outra privada, no Marina Park Hotel. A festa da Praia de Iracema, denominada Réveillon da Paz, cresce a cada ano e apresenta muitas atrações. Com esta proposta de disseminar a paz, as atrações mostram a linguagem nordestina numa apresentação de sanfoneiros, seguidos pelos cantores Caetano Veloso, Mart´nália, a Bateria da Escola de Samba Vila Isabel e Biquíni Cavadão. No Marina Park Hotel, o ano de 2011 começa com o Celebration - o Réveillon das Estrelas, numa noite de muito brilho, glamour, gente famosa e um cenário encantador. As atrações musicais são: Chiclete com Banana, Netinho e Banda Acaiaca. A gastronomia se apresenta nos fartos buffets com opções de peixes, lagostas, camarões e carnes. As bebidas incluem champanhe, uísque, vinho, vodca, água, cerveja e refrigerantes. Além das festas, a temporada de férias está começando e a cidade registra a presença de muitos turistas que vão desfrutar de compras, lazer, descanso e passeios aos municípios litorâneos.
Feliz 2011!

Quixadá

Quixada
Pedra da Galinha Choca, Quixadá

Em tupi-guarani, o nome Quixadá significa "Pedra de Ponta Curvada".
Quixadá encontra-se no chamado Vale Monumental. O nome advém do fato de que existem diversas montanhas rochosas (monolitos ou monólitos) que, ao longo dos séculos, foram esculpidas pelo vento, água e intempéries e tomaram as mais diversas formas. Com alguma imaginação, pode-se visualizar nos monólitos uma semelhança com animais; o Vale Monumental é algo parecido com um enorme zoológico ao ar livre com animais esculpidos em pedra.
A mais conhecida das esculturas é a Pedra da Galinha Choca (ver foto).
açude do Cedro e a "Pedra da Galinha Choca"; dois dos principais pontos turísticos de Quixadá
Esses monumentos naturais estão muito próximos da zona urbana, o que tem atraído muitos praticantes de esportes radicais. A poucos quilômetros da cidade começam as trilhas ecológicas, como a do Boqueirão e Cabeça do Gigante. Estes caminhos conduzem aos vales de pedras, cavernas e paredões que atingem até 90 metros de altura, um convite à escalada e aorappel. Há trilhas percorridas a pé, por praticantes de trekking, e há caminhos ideais para motoristas off-road. 
As montanhas de Quixadá são também palco para aventuras ainda mais ousadas. Quixadá é reconhecido como um dos melhores locais do mundo para a prática de vôo livre. Não só existem muitos pontos privilegiados para se alçar vôo a partir dos monólitos, como também são constantes as correntes térmicas de ar, sem paralelo no mundo, que permitem aos praticantes jornadas nos céus mais emocionantes e prolongadas. Quando visitarem o Ceará, não deixem de visitar Quixadá.

Feliz 2011!!!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

UBAJARA


Atividades & Ecoturismo.

Cachoeira do Frade

Belezas naturais.
A chapada de Ibiapaba tem relevos com precipícios, com grutas e cavernas e rochas calcárias cercados por muito verde. A flora se divide em duas formações predominantes: uma é semelhante à Floresta Tropical Amazônica, com espécies como o cedro, o babaçu e o pau-d’arco-amarelo; na outra, a caatinga, estão presentes o jatobá, o angico e o marmeleiro. É incrível: uma mistura de várias vegetações. Só em Ubajara isso é possível.
A atração principal do Parque Nacional de Ubajara é a gruta de Ubajara, localizada em meio à encosta, a 535 metros de altura. À direita de sua entrada principal está a Pedra do Sino, que produz um som semelhante ao deste objeto quando tocada com força. A gruta possui várias salas de formatos pitorescos, como a da Rosa, do Cavalo e dos Retratos.
Além da Gruta de Ubajara, o Parque conta com outras grutas como a Gruta do Morcego Branco, a Gruta de Cima, a Gruta do Urso Fóssil e a Gruta do Pendurado, que estão atualmente fechadas para visitação.
Cachoeira do Boi Morto

Há também várias opções de trilhas, de onde se tem uma visão espetacular do relevo da região. Para quem busca águas frescas, há as cachoeiras do Cafundó, Gavião e Murimbeca, com quedas de mais de 70 metros de altura.

Flora
Predomina a caatinga hipoxerófila nas encostas, com espécies típicas do Cerrado, com espécies como sabiá, angico, jurema-preta e jurema-branca e respectivamente, joazeiro, marmeleiro, jatobás e paus-terra. Já nas encostas, mais úmidas, é possível encontrar sabiá, barriguda, pitiá, ingazeira, etc.

Gruta de Ubajara
O acesso à gruta é por teleférico, de onde há uma vista panorâmica deslumbrante. O parque tem cachoeiras e trilhas na mata. As visitas são monitoradas pelo Ibama, órgão nacional de preservação do meio ambiente. Na serra de Ibiapaba destaca-se, ainda, o Morro do Céu, com 820 metros de altura, e a Pedra de Itagurussu, nascente da cascata de Pirangi. 
A gruta de Ubajara possui galerias e salas com formações de estatites e estalagmites, como a Pedra do Sino e a Sala das Sete Maravilhas. É possível chegar até ela de teleférico (uma hora) ou a pé (três horas de trilha). O Parque abre de terça a domingo das 9h às 14:30h e os ingressos custam 2 R$ mais teleférico 4 R$ ida e volta ou 2 só a volta. O teleférico funciona até as 16h. Para quem quer fugir do calor, nada como o friozinho da serra.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Guaramiranga

Serra de Guaramiranga


Muito apropriadamente, Guaramiranga é denominada a "Cidade das Flores". Há quem a chame de "Suíça Brasileira", quando não a "Cidade Jardim". O fato é que ela é uma cidade que atrai. Mais que isso, enfeitiça. Seu nome é de origem tupi, que significa "Pássaro Vermelho". Guaramiranga está acima de Baturité, no meio do Maciço, com altitude de 865m. Sua temperatura varia da máxima de 25ºC e da mínima de 18ºC, e é esse clima o principal causador de todo esse espetáculos de flores que acabam brotando na cidade. É o que se pode denominar de uma cidadezinha, que teima por não crescer muito para ficar sempre bonitinha. É uma cidade aconchegante, gostosa de se passar e fácil de se locomover. Numa só caminhada você pode conhecer toda a cidade em si. Sua área corresponde a 107,60 quilômetro quadrados, limitando-se ao norte com Pacoti, ao sul com Mulungu, à leste com Baturité e à oeste com Caridade. Está a 123 km de Fortaleza, com acesso pelas rodovias CE-060, CE-356 e CE-065. Rodeada da natureza, Guaramiranga encanta quem por ela passa. Seu povo é acolhedor e gosta de recepcionar quem a visita. A sua população é de cerca de 5,5 mil habitantes. Sua criação data do dia 01 de setembro de 1890, com instalação em 17 de outubro do mesmo ano, sendo ela um desmembramento de Baturité.
Assim, como Guaramiranga se mostra, não há quem resista. Desse modo, é uma cidade preparada para o turismo, com uma infra-estrutura toda voltada para agradar quem a visita. São hotéis de várias modalidades e classificações, pousadas, spas e restaurantes temáticos. A cidade vem crescendo de forma intensa, apostando nessa economia que dá certo. O Ecoturismo, então, já tem seus guias treinados para nos levar à aventuras e trilhas, nos ensinando a preservar a natureza.
 

A serra de Guaramiranga é uma atração natural. De sua rua principal, partem algumas mais - não muitas - como pequenas variantes. Mais a frente estaremos em direção ao famoso "Pico Alto", ponto culminante do Maciço de Baturité, com 1115m de altitude. Dali, podemos ter uma visão espetacular do sertão lá em baixo, em meio ao verde da vegetação das serras, também podemos ver uma parte do rio Pacoti, que nasce em Guaramiranga mesmo, a 6km da sede. É emocionante e imperdível. Você pode ir até lá pelas trilhas ecológicas ou, ainda, existe um acesso por estrada asfaltada. Não podemos, é claro, esquecer que as flores que alegram e embeleza a cidade não deixam de ser uma atrativo natural. O acesso Guaramiranga-Pernambuquinho dá a uma sucessão de sítios e árvores gigantescas. Uma viagem que vale a pena. Existe o Parque Ecológico de Guaramiranga, uma área de proteção ambiental, assim conciderada oficialmente pelo Dec. de 30 de fevereiro de 1979.  Sem contar com as Cachoeiras de São Paulo e do Urubu. Outros atrativos são a Linha da Serra e o Parque das Trilhas. 

Guaramiranga tem grande destaque no seu artesanato de trançados, taboca, cipó, vime e arranjos florais, o que não podia faltas na "Cidade das Flores". Conta com grupos de teatro, danças folclóricas e a Banda Municipal de Música. Tem como destaque uma casa de espetáculos, o Teatro Raquel de Queiroz. Outros atrativos culturais importantes são as Igrejas de Nossa Senhora de Loudes e Nossa Senhora da Conceição e o Convento dos Capuchinos, que já foi um seminário e hoje é uma agradável pousada, tão boa que até parece que foi construída para receber visitantes. Enfim, só indo até lá para saber realmente o que é "Guará".



terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Só prá descontrair...

Rir é o melhor remédio.


ORAÇÃO DAS MULHERES RESOLVIDAS
Que o mar vire cerveja e os homens tira gosto;
Que a fonte nunca seque
E que a nossa sogra nunca se chame Esperança,
porque Esperança é a última que morre...
Que os nossos homens nunca morram viúvos,
e que nossos filhos tenham pais ricos e mães gostosas!
Que Deus abençoe os homens bonitos, e os feios se tiver tempo;

Deus...
Eu vos peço sabedoria para entender um homem,
amor para perdoá-lo e paciência pelos seus atos, porque Deus,
se eu pedir força, eu bato nele até matá-lo.
Um brinde...
Aos que temos, aos que tivemos e aos que teremos.
Um brinde também aos namorados que nos conquistaram, aos trouxas que nos perderam e aos sortudos que ainda vão nos conhecer!

*Que sempre sobre, que nunca nos falte, e que a gente dê conta de todos*
Amém!

Grandes lições...

Se um cachorro fosse o seu professor, você aprenderia coisas assim:


- Quando alguem que você ama chegar em casa, corra ao seu encontro;
- Nunca perca uma oportunidade de ir passear;
- Permita-se experimentar o ar fresco do vento em seu rosto;
- Mostre aos outros que estão invadindo seu territorio;
- Tire uma sonequinha no meio do dia e espreguice antes de levantar;
- Corra, pule e brinque todos os dias;
- Tente se dar bem com o proximo e deixe as pessoas te tocarem;
- Não morda quando um simples rosnado resolve a situação;
- Em dias quentes, pare e role na grama, beba bastante liquidos e deite debaixo da sombra de uma arvore;
- Quando voce estiver feliz dançe e balance todo seu corpo;
- Não importa quantas vezes o outro te magoa, não se sinta culpado... volte e faça as pazes navamente;
- Aproveite o prazer de uma longa caminhada;
- Se alimente com gosto e entusiasmo;
- Coma só o suficiente;
- Seja leal;
- Nunca pretenda ser o que voce não é;


E o mais importante de tudo...

- Quando alguem estiver nervoso ou triste, fique em silencio, fique por perto e mostre que voce esta ali para confortar!


A amizade verdadeira não aceita imitações...
E nos precisamos aprender isso com um animal quem dizem ser irracional!!!!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Mensagem!

PIPOCAS DA VIDA

Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre.
Assim acontece com a gente.
As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo.
Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira.
São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa.
Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo.
O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor.
Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre.
Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo!
Sem fogo o sofrimento diminui.
Com isso, a possibilidade da grande transformação também.
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou:
vai morrer.
Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si.
Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela.
A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz.
Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM!
E ela aparece como outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado.
Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar.
São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar.
Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem.
A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura.
No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira.
Deus é o fogo que amacia nosso coração, tirando o que nele há de melhor!
Acredite que para extrairmos o melhor de dentro de nós temos que, assim como a pipoca, passar pelas provas de Deus.
Talvez hoje você não entenda o motivo de estar passando por alguma coisa...
Mas tenha certeza que quanto mais quente o fogo, mas rápido a pipoca estoura.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Y-park

Ypark
Longe da cidade, em meio a natureza, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) dispõe de diversas opções de lazer ao ar livre, com atividades físicas variadas e muita aventura para gastar adrenalina. Rica em recursos naturais, a região reúne vários cenários naturais para toda a família desfrutar e se divertir de forma saudável e inesquecível.

Opção de lazer educativo para a criançada, a Floresta do Curió é um cenário propício para caminhadas e diversão em família. Com vegetação nativa entrecortada por pequenos riachos e nascentes, num total de 57.035 hectares, a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) do Sítio Curió (Floresta do Curió) é mantida pelo Governo do Estado, por meio da Semace, e pelo Instituto Natureza Viva, que integra o Programa Ambiental Ypióca

Aberta à visitação pública, das 6 às 15 horas, exceto segunda-feira, a área é formada por um maciço florestal denso de porte elevado com características de floresta úmida. Nos passeios, o percurso é dividido em três trilhas cortadas por dois riachos e várias nascentes. Para as crianças e acompanhantes a opção é a trilha própria para iniciantes, com 2.039 metros ou a intermediária, com 2.459 metros. O passeio pelas trilhas sombreadas é uma verdadeira aula ao ar livre, com placas indicando todas as espécies da flora nativa e da fauna.

Situado ao pé da serra de Maranguape, o Y-Park - Complexo Turístico Ypióca, é uma opção de lazer na zona metropolitana da capital, a 30 quilômetros de Fortaleza. O local teve início com o tradicional Museu da Cachaça, em funcionamento desde 2000. "A partir da experiência com o museu, decidimos ampliar o conceito de diversão para toda a família e criamos o Y-Park", explica Paulo Campos Telles, diretor de planejamento do Grupo Ypióca.



Voltado aos adeptos do turismo ecológico e de esportes de aventura, o parque oferece opções de lazer como caminhada, passeio de charrete, jardineira, p
asseios de caiaque, trilhas ecológicas e de mountain bike, arvorismo e tirolesa com mais de 200 metros (a segunda maior do Nordeste) 
e pedalinho no lago, além de abrigar o Campo de Aventura.






Os visitantes poderão desfrutar, em um só lugar, das emoções dos esportes de aventura ou optar por programas mais tranqüilos, tudo isso tendo como cenário o verde do pé da serra, em Maranguape. Tudo isso tendo como cenário o verde do pé da serra, em Maranguape.





Todas as atividades ao ar livre podem ser praticadas por pessoas de diferentes faixas etárias, dentro do conceito de lazer para toda a família. Para tanto, o espaço conta com completa infra-estrutura de segurança, composta por monitores, guias, salva-vidas e equipe de primeiros socorros. Além disso, os equipamentos são devidamente aferidos e previamente testados, em conformidade com os padrões utilizados em operações de escala e técnicas verticais. E as novidades não param por aí. O Campo de Aventuras deverá ganhar, em breve, novas atrações, a exemplo de rapel e de muro de escalada (com grau de dificuldade para adultos e crianças).
Gostaram? Então, o que estão esperando, venham se divertir com agente!

domingo, 7 de novembro de 2010

Doenças tipicamente cearense!

CDC- Código de doenças  Cearense
[cearense2.jpg]
A Organização Mundial de Saúde tem o seu Código Internacional de Doenças (CID).
O Cearense tem a sua nomenclatura particular: é o Código de doenças Cearense.
Confira, abaixo, algumas doenças típicas da região:


Água nas junta - Algueiro - Alôjo - Antójo (enjôo durante a gravidez) - Astrose e astrite - Barriga farosa - Berruga (verruga) - Bicheira - Bicho de pé - Bico de papagaio (desvio na coluna) - Ficar de Bode (ficar chateado) - Ficar de Boi (ficar menstruada) - Boqueira (herpes) - Bucho quebrado - Cachingar (mancar) - Caduquice (esclerose) - Calo seco - Calombo - Campanhia caída - Cansaço no coração - Carne triada - Cesão - Chaboque do joelho arrancado - Cobreiro de pé (bolhas com coceira) - Corpo muído - Corpo reimoso - Curuba (ferida) - Dentiquêro - Desenchavido - Difruço (resfriado) - Difuluço - Doença dos nervo - Dor de viado - Dor na junta - Dor nas cadeira - Dor nas costas que responde na perna - Dor nas cruz - Dor no espinhaço (dor na coluna) - Dor no estambo (qualquer tipo de dor na barriga) - Dor no mucumbú - Dor no pé da barriga - Dor nos brugumi - Dor nos quartos (dor na parte lombar) - Dordói (conjuntivite) - Dormência numa banda do corpo - Empachado (cheio de fezes) - Entojo - Esmorecimento no corpo - Espinha carnal - Esporão de galo - Esquentamento - Estalicido (coriza) - Estopor - Farnizim - Fastio - Fervião no corpo - Fígado ofendido - Fininha (diarréia) - Fraco dos nervo - Frieira (micose nos pés) - Gastura - Gôgo - Gôto inflamado (quando a comida cai no gôto) - Impinge (micose na pele) - Infraquicida - Íngua - Inquizila - Intalo - Intanguida - Intupido (passar dias sem defecar) - Iscuricimento de vista (tontura) - Ispinhela caída - Juêi dismantelado - Juízo incriziado - Landra inchada (gânglios inchados) - Lundu - Mãe do corpo do lado de fora - Mal jeito no espinhaço (dor na coluna) - Maria preta - Môco - Moleira mole - Mondrongo - Morgado (desanimado) - Mucuim - Mufumba - Murrinha - Nervo torto - Nó nas tripa - Nuvem branca - Olho de peixe (verruga na planta do pé) - Ombro dismintido - Os quarto arriado - Pá quebrada - Pano branco - Papeira - Papêra (Caxumba) - Papoca no pé - Papoquinha- Passamento (desmaio) - Pé dismintido (pé torcido) - Pé durmente (pé inflamado) - Pé inchado (pé inflamado) - Pereba (ferida) - Pilôra (desmaio) - Pira - Pito frouxo - Quarta venerea - Quebranto (mau olhado) - Queima no estombo - Remela no zói (olho sujo) - Resguardo - Ruçara - Sapinho (aftas na lingua) - Sapiranga nos ói - Sete couro - Solitária - Tirissa - Tisga - Tísico - Tosse de cachorro (tosse seca) - Treiçó - Unha fofa - Unheiro - Vazamento pelo pito (diarréia) - Vêia quebrada - Vento caído - Vermêia - Vista cansada - Xanha (coçeira nos pêlos pubianos) - Zaróio (vesgo) - Zóio nuviado - Zôvo gôro - Zôvo virado.

Quantas dessas vc já teve??? 
Quer bem dizer que nunca sentiu uma dessas?HAHAHAHA 

Morro Branco - Fortaleza

Morro Branco
O cenário típico cearense, formado por dunas branquinhas e falésias coloridas, é a atração da bela praia de Morro Branco, no município de Beberibe. Com estrutura de barracas, vem sendo bastante procurada pelos turistas. Fica a 80 quilômetros do Centro de Fortaleza.
Acesso a Morro Branco (Beberibe)
Acesso a Morro Branco (Beberibe)

Areias Coloridas
Areias Coloridas

Labirinto de falezias em Morro Branco
Labirinto de falezias em Morro Branco

A caminho das Dunas. Um passeio imperdível.
A caminho das Dunas. Um passeio imperdível. 

Falésias Vistas de Cima
Falésias Vistas de Cima

Labirinto da falésias coloridas
Labirinto da falésias coloridas
 Morro Branco é uma das Praias mais visitadas no Ceará. Não é por nada que ela tem esse título. Coladinho está a Praia das Fontes que como o nome já diz, milhares de bicas naturais e fontes cristalinas jorram de imensos paredões de Areias mais conhecidos por Falésias. Areias essas que são uma das fonte de renda dos nativos. A famosas Garrafinhas de Areias coloridas com desenhos diversos fazem parte do artesanato local que é exportado para diversos países do mundo. A paisagem é deslumbrante. De um lado, as águas cristalinas que brotam das falésias e, do outro, os verdes mares do litoral cearense, que servem de fonte de renda para os pescadores do município de Beberibe.
Areia Colorida
Areia Colorida

O verde do Mandacarú e o verde do Mar... nas falésias de Morro Branco!
O verde do Mandacarú e o verde do Mar... nas falésias de Morro Branco!

Um passeio imperdível!
Um passeio imperdível!

Fim de Tarde no Farol
Fim de Tarde no Farol

Artesanato Local com areias coloridas
Artesanato Local com areias coloridas

Pôr do Sol deslumbrante!
Pôr do Sol deslumbrante!

Então, o que estão esperando para visitar esse paraíso, aproveite bastante. Vale muito a pena conferir!

Morro Branco

Praia de Morro Branco

Somente a 5km de Beberibe. A Praia de Morro Branco é Internacionalmente conhecida por seu exuberante labirinto de falésias que ficam por toda a beira mar, das quais estão sujeitas à erosão do vento e das águas.
por do sol praia do morro branco
A praia é composta por areias coloridas devido à variação das camadas das falésias. Aqui é onde se destaca o Parque Nacional das Falésias. Composta por hotéis de grande categoria, o local proporciona diversas atrações para o turista que será conduzido aos passeios de buggy pelas dunas, tomar banho de bicas de água doce, conhecer as cavernas, labirintos e poderá até ir as praias vizinhas, e não podemos deixar de citar, o maravilhoso pôr-do-sol nas falésias.
vista aerea beberibe


Nessa praia foram filmadas varias novelas, dentre elas estão a Final Feliz, Terra do Sol e Tropicaliente, e filmes como Uma Vida de Paixão e Bocage, O Triunfo do Amor, O Noviço Rebelde e Bella Donna, além de uma das aberturas do programa Fantástico.
O povoado da Praia de Morro Branco tem um núcleo de pescadores,em meio às casas de veraneio e a rede hoteleira, mas tudo é bem organizado. Com pólo de artesanato, porto de jangadas, e serviços de qualidade nas barracas, bares e restaurantes, tudo com fácil acesso. Não deixe de ir, tem uma paisagem linda e não é longe. Vale a pena conferir.

sábado, 6 de novembro de 2010

Canoa Quebrada

Canoa Quebrada: descanso entre falésias e águas calmas.

Reduto de tranqüilidade até hoje, a praia cearense foi descoberta por hippies nos anos 70.
Dunas, falésias, mar tranqüilo e quase nenhuma chuva. Essa é a receita de sucesso de Canoa Quebrada, praia cearense que fica a cerca de 164 quilômetros da capital, Fortaleza. Descoberta por hippies em meados da década de 1970, a antiga vila de pescadores desenvolveu alguma infra-estrutura turística, mas conserva o estilo rústico e a atmosfera de paz. Não é só um destino popular entre os brasileiros e sul-americanos, Canoa é visitado em qualquer época do ano, por pessoas de todo o mundo!

fortaleza-canoa-quebrada
Canoa pertence ao município de Aracati e, graças à sua natureza desértica, frágil e única, foi declarada APA - Área de Proteção Ambiental - em 1998. É na praia, inclusive, que fica a sede administrativa do território preservado, que tem cerca de 70 mil hectares no total.

A praia de Canoa está alinhada com Jangadas, barracas com restaurantes e bares. Os pratos são servidos com o marisco fresco, água de côco, suco naturais e cerveja. Tem música por todo o lado. Há dança, capoeira, vôley, futebol na areia e também kite surf e wind surf.

Pessoas fazem de tudo, desde passeio à cavalo, buggies e jeep. Lá não só famoso por suas belas praias, Canoa mantém uma atmosfera tranqüila e vida noturna agitada. A rua principal que todo mundo gosta de chamar Broadway está repleta de grandes restaurantes, com gastronomia internacional, pizzarias, bares com música ao vivo e dança!


As areias vermelhas de Canoa quebrada são o cenário de diversas atividades diurnas, como passeios de buggie e de jangada, e esqui-bunda. E também já serviram de locação para o filme Bella Dona, de Fábio Barreto. Mas engana-se quem pensa que quando a noite cai, a praia toda se recolhe.

Nativos e turistas se misturam na Broadway. A mistura cultural, aliás, é outra característica marcante do povo de Canoa. Isso porque, daqueles primeiros hippies que vieram - a maioria da Europa -, muitos instalaram-se de mala e cuia, casaram-se, tiveram filhos, e multiplicaram os sobrenomes estrangeiros.

fortaleza-canoa-quebrada
Pôr-do-sol sobre as dunas de Canoa Quebrada
Em Canoa Quebrada o agito noturno começa mais ou menos às 23 hs e não pára, vai até o amanhecer. Aproveita e veja o sol nascer lá no mar.
Então se você está afim de curtir praia de verdade, venha para o Ceará , e em especial Canoa Quebrada, curta e se divirta pra valer, vem pra Canoa, vem pro paraíso. Não deixe de curtir!