Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Fortaleza

O que ver e fazer em Fortaleza

Para curtir tudo o que Fortaleza e arredores têm a oferecer é preciso muito pique! Além da intensa programação noturna todos os dias da semana, tem ainda as praias afastadas que exigem disposição para viagens mais longas. Assim sendo, nada como preparar um roteiro para não deixar nada de fora: das encantadoras dunas e falésias das costas Leste e Oeste ao pôr-do-sol em Iracema, onde está também o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, mais badalado espaço cultural da cidade. Não perca o burburinho das barracas da praia do Futuro, os brinquedos radicais do Beach Park e a arquitetura deslumbrante do Theatro José de Alencar.    

Centro Dragão do Mar
A revitalização do bairro de Iracema se deve à inauguração, em 1998, do Dragão do Mar, um espaço cultural de arquitetura moderna e que reúne teatros, cinema, espaço para shows, galerias de arte... A programação intensa trouxe o movimento, que incentivou a restauração dos casarões neoclássicos ao redor, transformados em bares, restaurantes e casas noturnas. No Dragão estão ainda dois museus: o Memorial da Cultura Cearense, com obras de arte popular; e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, com exposições temporárias de artistas locais, nacionais e estrangeiros.

Theatro José de Alencar

Theatro José de Alencar foi inaugurado oficialmente no dia 17 de junho de 1910, com a banda sinfônica do Batalhão de Segurança, regida pelos maestros Luigi Maria Smido e Henrique Jorge. Na praça, rodas de fogo, morteiros, foguetes e girândolas num verdadeiro milagre pirotécnico, abrilhantavam a festa. No início do século, ao fazer o projeto arquitetônico do Theatro José de Alencar, o capitão Bernardo José de Mello imaginou um teatro - jardim.Mas o jardim mesmo só foi construído anos depois da festa de inauguração, na reforma de 1974 a abril de 1975. Ele ocupa todo o espaço vizinho ao Theatro, pelo lado leste, onde havia antes um prédio que primeiro abrigou o Quartel de Cavalaria e em seguida o Centro de Saúde e foi demolido em 1973.

Apreciar a fachada art nouveau do teatro, que combina vitrais coloridos e estrutura metálica importada da Escócia, já vale a visita. O tour monitorado apresenta o interior do espaço - que manteve características da belle époque nos desenhos que enfeitam as frisas, os camarotes e as escadarias - além do jardim projetado por Burle Marx.

Vida Noturna em Fortaleza
A vida noturna de Fortaleza é tão famosa quanto suas praias e cada dia da semana tem uma programação específica. E o agito começa logo na segunda-feira, com o Forró do Pirata, um imenso bar animado pela apresentação de bandas regionais. Antes de se esbaldar no arrasta-pé, dê uma circulada pelo corredor de bares ao redor, ponto de encontro de jovens, intelectuais, boêmios e turistas. A diversão noturna acontece em determinados pontos da cidade, dependendo do dia. Segunda, por exemplo, o monopólio é do Bar Pirata, enquanto às quintas-feiras as barracas da praia do Futuro promovem shows de música e de humor. Fique atento às programações e divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário