Iracema
Praia de Iracema
Iracema é a praia dos boêmios. Os festeiros da noite (tanto locais, como turistas brasileiros e estrangeiros) começam a se movimentar ao entardecer e festejam até a madrugada. Iracema concentra vários bares, restaurantes e boates. O Centro Cultural Dragão do Mar, assim como a boate Pirata, ficam em Iracema.
Iracema
Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel, foi imortalizada no romance de mesmo nome, obra mais conhecida do mais famoso escritor de Fortaleza, José de Alencar.
Nova Estátua
de Iracema
Iracema é ficção de Alencar ou foi de fato personagem histórica? Um pouco de ambos.Os livros de História registram que o Português Martim Soares Moreno foi um dos grandes heróis na guerra contra os invasores holandeses, na primeira metade do século 17; é também sabido que Martim Moreno, ao tomar contato com a cultura indígena, optou por viver entre os índios.
Martim Moreno é também o herói da obra de Alencar, e Iracema, a virgem dos lábios de mel e cabelos negros como a asa da graúna, é sua esposa. Para muitos, ao narrar a saga do casal, Alencar procurou retratar a formação da cultura cearense, pela união das culturas branca e indígena; o filho do casal, Moacir, fruto da miscigenação, seria a gênese do povo do Ceará; na obra, Iracema morre, e o lugar em que é enterrada, sob um coqueiro e à margem de um rio, passa a chamar-se Ceará.
A imagem de Iracema está tão associada a Fortaleza que existem atualmente cinco estátuas da índia na cidade. Até o final do século passado, a estátua da Praia do Mucuripe, inaugurada em 1965, era a mais conhecida, ponto obrigatório de visitação.
Em 1996, uma nova estátua foi inaugurada à beira-mar da Praia de Iracema. Diferentemente das demais, que mostram Iracema e família, essa obra mais recente, denominada "Iracema, a Guardiã", mostra a heroína segurando um grande arco, olhando para o mar, como se estivesse em posição de batalha.
Vista noturna da
Ponte dos Ingleses.
Desde o entardecer, moradores locais e visitantes começam a rumar para Iracema, em busca das diversas opções de restaurantes e diversão noturna; as ruas de Iracema ficam tomadas até o amanhecer.
Embora tenha sido sempre a área preferida pelos boêmios de Fortaleza, Iracema viveu um período de decadência até os anos 1980; naquela época, o Governo deu impulso a um programa de revitalização da área, com obras públicas e incentivos a novos empreendimentos. Vários edifícios antigos foram reformados (aproveitando-se de isenções de IPTU), vários restaurantes, clubes noturnos e lojas foram abertos.
O Centro Cultural Dragão do Mar foi construído pelo governo, e transformou-se num dos maiores centros do gênero no país. A antiga Ponte dos Ingleses foi reconstruída, ganhou lojas e outros serviços, e transformou-se também num dos pontos mais procurados pelos turistas.
Iracema tem muitos restaurantes, com cozinhas diversificadas. A competição entre os restaurantes é intensa (assim como o assédio dos garçons), o que enseja algumas promoções; é comum encontrar, por exemplo, restaurantes oferecendo a primeira cerveja grátis ou um prato do dia a preços promocionais.
Na rua Tabajara, a principal de Iracema, pode-se visitar o restaurante Estoril; o Estoril foi palco de fatos marcantes da História cearense, já abrigou um cassino, um centro cultural e hoje é um restaurante de pratos típicos.
Outro restaurante conhecido da área de Iracema é o Sobre as Ondas; o local é conhecido tanto pelos pratos como pela belíssima vista da praia.
Um bom local para comer por preços mais populares é a área na entrada da Ponte dos Ingleses; aqui, além de restaurantes populares, encontram-se várias barracas vendendo lanche, pizza e petiscos locais (tapioca, milho cozido, etc).
As fotos acima mostram a fachada da Lupus Bier Haus, na praia de Iracema. Além de produzir cerveja artesanal, a Lupus é uma das mais famosas casas de show de Fortaleza, com apresentações regulares de grupos regionais e dos inúmeros comediantes cearenses.
É comum encontrar vendedores de ingressos para a Lupus nos calçadões das praias, assim como folhetos nas recepções dos hotéis.
É comum encontrar vendedores de ingressos para a Lupus nos calçadões das praias, assim como folhetos nas recepções dos hotéis.
Vista Noturna em Iracema
Em Iracema, encontram-se várias opções de casas noturnas.
Pirata
O mais famoso clube noturno em Iracema é o Pirata, que abre apenas às noites de segunda-feira. O lugar foi inaugurado em 1986, e foi após visitá-lo que o jornal New York Times publicou um artigo declarando Fortaleza como o lugar com a mais movimentada segunda-feira no mundo.
O Pirata está localizado em frente à Ponte dos Ingleses, no coração de Iracema.
Das 8 da noite, quando abre, até aproximadamente as 5 da manhã, diversas bandas se apresentam no Pirata; as bandas (algumas convidadas, algumas do próprio Pirata) e os ritmos são variados, com shows de forró, axé, música moderna, etc.
De madrugada, uma sopa é servida aos sobreviventes, para recobrar energias. Em 2006, a entrada no Pirata custava R$ 30.
Em 2006, outra das opções mais populares em Iracema era a boate Armazém, localizada em frente à saída inferior do Centro Cultural Dragão do Mar. Amplo, de fato um antigo armazém, o local tem três diferentes ambientes, cada um com um tipo diferente de música: forró, discoteca e techno.
Atenção: o Armazém, como tantos outros locais de Iracema, é bastante frequentado por turistas, principalmente estrangeiros, que procuram companhia feminina; em conseqüência, os preços são altos e o controle do consumo costuma apresentar "erros" (cervejas cobradas a mais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário