Um dos lugares que mais me encantam no Rio de Janeiro ! É um lugar de onde se descortinam vistas sensacionais da cidade, que se revela sob os mais diversos ângulos, todos, sempre, arrebatadores. A geografia acidentada ajuda; favorece o surgimento de mirantes privilegiados. O cenário de beleza é farta.
Eu, que não sou carioca me surpreendo com a beleza desse lugar no qual me adotou. Não me canso. Volto inúmeras vezes aos mesmos lugares só pelo prazer de provar a mim mesma que ainda não me surpreendi o suficiente. Um desses lugares é o Parque das Ruínas, sem dúvida, um dos mais belos passeios no Rio de Janeiro.
Situada numa das íngremes ladeiras de Santa Teresa, a casa que foi propriedade de Laurinda Santos Lobo, e cujos salões testemunharam alguns dos mais incríveis saraus acontecidos na cidade, remete a um Rio de Janeiro de outros tempos (não sei se melhores, mas mais românticos, mais poéticos, mais elegantes talvez…). Suas ruínas, a que se somaram rampas e escadas em estrutura metálica, foram transformadas num mirante de onde se vislumbra uma verdadeira sequência de cartões-postais cariocas.
Catedral Metropolitana
Marina da Glória e Baía de Guanabara
Pão de Açúcar
Cristo Redentor
Embora a vista panorâmica da cidade seja, hoje, o grande foco de quem vai ali, confesso que, entre um clique e outro daquele cenário monumental, gosto de imaginar o tempo em que tanta beleza era moldura pra efervescência cultural daqueles salões, onde Heitor Villa-Lobos e outros grandes artistas de sua geração eram figurinhas fáceis. Quase consigo ouvir as notas musicais saindo pelas janelas e ganhando as ladeiras do bairro.
Estando no Rio, não deixe de visitar esse belo lugar.